quarta-feira, 12 de maio de 2010

Metacognição! O que é isso?

Um tema bastante discutido nos encontros e periódicos científicos voltados para a psicologia cognitiva, sem dúvida, é o da metacognição. Infelizmente, essa discussão ainda é muito incipiente aqui no Brasil. Talvez o predomínio de autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Skinner e Freud, na nossa psicologia educacional, não propicie terreno favorável ao desenvolvimento de temas que não foram tratados - pelo menos não de forma direta - por estes estudiosos.
Apropriados do conceito de metacognição, os professores poderão se valer de uma "ferramenta teórica" poderosa para ajudar a desenvolver o raciocínio de seus alunos e transferir-lhes autonomia no processo de construção de conhecimento. O vídeo abaixo é uma rápida exposição, na verdade uma "chamada", como se diz nos meios de comunicação, para aqueles que se interessarem, poderem aprofundar seus conhecimentos com os textos postados ao lado.

3 comentários:

  1. Olá Iron! Sou Sandra Maciel, estou fazendo doutorado em Educação na UERJ e durante o mestrado em Educação pesquisei sobre metacognição e a minha dissertação, em breve, estará disponível no site do PROPED (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERJ). Mas no ano de 2009 participei da Anped Sudeste apresentando um trabalho sobre essa temática, se você quiser posso disponibilizar para vc colocar no seu blog. Um coisa interessante: trabalhei durante 7 anos, como analista educacional do Programa Salto para o Futuro - TV Escola, o vídeo que você usa como exemplo no blog é um pedacinho do programa. Boa sorte! Bjs! Sandra

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Toda colaboração será bem vinda. Uma colaboração qualificada como a sua, será mais bem vinda ainda!!! Tem pouco mais de um mês que comecei com esse blog. Dá um trabalho e tanto, pesquisar material e disponiblizar aqui. Mas, é muito gratificante contar com a solidariedade de colegas como você. Agradeço e aguardo seu texto, deixando um espaço já reservado para a sua tese de doutorado!

    ResponderExcluir
  3. Ah!
    Esqueci do e-mail. Para enviar o texto ou qualquer outro material: memoriadetrabalho@gmail.com.
    Grato.

    ResponderExcluir